Comício em Jacarezinho

Agora que a campanha eleitoral se encontra próxima de seu final talvez seja interessante relembrarmos os comícios de antigamente. Logo depois da redemocratização do Brasil, após a Ditadura Vargas, o povo, que não votava há 15 anos, considerava comício como uma autêntica festa popular. As atrações eram os candidatos e os líderes políticos, e a população inteira acorria ao chamado. 

Com o advento da televisão o povo foi se afastando dos comícios e então, os candidatos, para atrair a população, passaram a transformá-los em show-mícios tendo ao final dos discursos atrações com cantores famososo, duplas sertanejas etc. Proibidos os shows acabaram também os comícios. 

A imagem desta postagem foi de um comício realizado em Jacarezinho, no ano de 1960, em que o então Governador Moyses Lupion (discursando) está apresentando seu candidato Plínio Costa. O comício foi na Praça Rui Barbosa, defronte à Paraná, e na foto vê-se ainda os radialistas Maurício Gonçalves (mais tarde goleiro da Esportiva e do Grêmio Maringá), Sizenando Silva, o Governador e o candidato e o Prefeito Benedito Moreira. Relíquias de um tempo que se foi... (Acervo Dado Lupion).

Membro Correspondente Celso Antônio Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário