Sérgio Pompêo de Pina Júnior

SÉRGIO POMPÊO DE PINA JÚNIOR



Sérgio Pompêo de Pina Júnior (Goiânia, 17/01/1980) é professor, ator, cantor e artista plástico.

Filho do músico Sérgio Pompêo de Pina e de Amália Rosa de Sá e Pina, já falecida.

Sérgio nasceu em Goiânia, mas aos cinco anos de idade se mudou para Pirenópolis. Desde pequeno interessou-se por desenho e aos 18 anos teve seu primeiro contato com tinta, pintando peças artesanais em cerâmica e as vendendo em uma loja local. Em 1999, abriu seu próprio negócio, com poucas peças em cerâmica e madeira de diversos tamanhos, pintadas com tinta PVA. Com pouco conhecimento em arte e sem técnica alguma, teve um de seus trabalhos vendidos a um colecionador de arte Naïf, o qual lhe explicou tal estilo. Nesse mesmo ano, retornou-se a Goiânia para cursar Letras na UCG. Em 2004 participou de uma mostra de arte e artesanato em Pirenópolis, promovida pela prefeitura local.

Graduou-se em Letras Português/Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em 2002. É pós-graduado com especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira, pela Uniter/PR (2014). Tem experiência na área de Letras Português/Espanhol e Literatura correspondentes. Tem experiência em docência do Ensino Fundamental Médio Superir, nas disciplinas de Língua Portuguesas e Espanhola.

É artista plástico, com participação em mostras de Arte e Artesanato e exposições coletivas e individuais de arte.

Produção artística/cultural:

1 Contemplado com o título de “Destaque cultural do Estado de Goiás”, pelo Instituto Cultural Movimento Santuário de Arte, em Goiânia, Goiás, no ano de 2013;

2 Exposição de arte “Ao Divino Espírito Santo”. Exposição individual realizada pelo Museu de Arte de Goiânia (MAG), selecionado através de edital, em Goiânia, Goiás, no ano de 2011;

3 Na Bienal Naifs do Brasil 10ª Edição, foi selecionado com a obra: “Festa do Divino Espírito Santo. Abertura das Cavalhadas de Pirenópolis”, em Piracicaba, São Paulo, no ano de 2010;

4 Participou da Exposição coletiva de arte: “As artes do Divino”, promovida por Ana Cláudia Lima e Alves, realizada na Casa de Câmara e Cadeia, em Pirenópolis, Goiás, no ano de 2008.

É servidor público concursado da Universidade Estadual de Goiás, em Pirenópolis, como Professor de Língua Espanhola, desde o ano de 2012 até a atualidade.

Como ator, participou da peça teatral de revista “As Pastorinhas”, no papel do demônio Lusbel, nos anos de 2015 e 2016, durante as festividades do Divino Espírito Santo em Pirenópolis, Goiás.

Como cantor, integra o Coral Nossa Senhora do Rosário, na função de tenor, com apresentações no coro da Matriz de Pirenópolis e nas procissões pelas ruas da cidade.

Compôs a arte do rótulo da nova linha de cervejas especiais da Cervejaria Bohemia. Em janeiro de 2015, intitulada "Jabutipa".

Desenvolve um trabalho minucioso, com pequenas formas, ricas em detalhes e com um colorido chocante, o qual exige tempo e disposição, diversificando técnicas e suportes, ora acrílica ou óleo sobre tela, ora PVA sobre objetos em madeira e cerâmica.

As temáticas mais recorrentes de sua produção estão ligadas ao folclore e às festas regionais, os quais fazem parte da memória e vivência do artista. O trabalho é construído a partir de sua interpretação acerca das questões de fé, tradição e costume, que perpassam a visualidade e a estética dos festejos populares pirenopolinos.

Em 2014, tornou-se Membro Efetivo da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM), ocupando a Cadeira nº Cadeira XXXIII, Patrono José Sisenando Jayme.

Contato: serjupompeo@hotmail.com

Blog: sergiopompeoartenaif.blogspot.com

Sérgio em seu atelier





Rótulo da cerveja Bohemia