Joaquim Gomes Filho
Joaquim Gomes Filho (n. Pirenópolis, 20/08/1910 – f. Goiânia, 03/14/1994) foi professor, jornalista e político.
Era filho de Joaquim Gomes da Silva Rocha e Ana Francisca Rocha. Casou-se com Reginalda Fleury Gomes (Nenzinha) e tiveram os filhos: Nina Rosa, Ana Maria, Maria Helena e Helena Maria.
Formou-se em Ciências Contábeis pelo Lyceu Coração de Jesus, em São Paulo, em 1929; e cursou a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Rio de Janeiro, 1932.
Foi Deputado Estadual, PSD, Constituinte e 1.ª Legislatura, 1947-1951. Após o mandato, deixa a política e retorna à cátedra no Lyceu de Goiânia. Na Assembleia Legislativa teve brilhante atuação, graças a seus dotes oratórios e à sua vivacidade mental.
Em 1954, através de concurso de provas e títulos, ingressa como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, órgão que preside por 3 vezes até 1963, quando se aposenta
Foi também Professor e Diretor de Colégio em Pirenópolis, 1937. Professor do Colégio Sant’Ana na cidade de Goiás, 1938-1942. Professor do Lyceu de Goiânia. Diretor do Ginásio Estadual de Campinas, hoje, Pedro Gomes, 1952.
Sócio da Associação Goiana de Imprensa, tendo atuado nos jornais:
Cidade de Goiás
O Social
Pireneus
A Matutina
O Popular
O Anápolis
Folha de Goiás
Hora de Brasília
Foi Membro Efetivo Fundador da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM) na Cadeira XXVIII Patrono: Joaquim Xavier Curado.
Fonte: http://al.go.leg.br/deputado/perfil/deputado/1814
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário