Ramir Curado

RAMIR CURADO


Ramir Curado (Anápolis, 31/03/1960) é escritor, poeta, ator, dramaturgo, historiador, músico, compositor e comerciante.

Filho de Edmir Curado e de Maria Olga Curado, Foi criado em Corumbá de Goiás, onde reside. É casado com a poetisa, cientista social e corretora imobiliária Sonia Aparecida dos Santos Curado e pai do universitário e poeta André Felipe dos Santos Curado e do estudante primário e poeta Natanael Henrique dos Santos Curado.

Mestre em História das Sociedades Agrárias pela UFG e bacharel em Ciências Econômicas pela FACEA. Membro da Associação de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico de Corumbá de Goiás, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e do Instituto Histórico e Geográfico de Corumbá de Goiás.

Professor do Colégio Estadual André Gáudie; comerciante na Casa Esmeralda de Armarinhos Ltda, fundada por seu bisavô Luiz Fleury de Campos Curado em 1864; músico da Corporação Musical “13 de Maio” e integrante do Coral Vozes de Corumbá, instituições que possuem, em seus acervos, peças musicais de sua autoria, e locutor das Cavalhadas corumbaenses, uma das tradições folclóricas que ajudou a restaurar e a preservar nessa cidade.

Idealizador e colaborador do projeto que resultou no tombamento de Corumbá de Goiás pelo patrimônio histórico, na esfera municipal e na federal.

Ator e autor de peças teatrais encenadas, sob a sua direção, nas Semanas de Cultura de Corumbá de Goiás.



Possui crônicas, contos e novelas publicados em periódicos e nas redes sociais da Internet.

Publicou dois livros de poesia intitulados “Querida Corumbá” e “Rimas e Versos”, esse último na coletânea “Entre sonhos e rimas”, junto com a sua esposa e filhos; e os seguintes livros de pesquisa histórica: “Síntese histórica de Corumbá de Goiás”; “Corumbá de Goiás, estudos sociais”; “A presença de Corumbá na vida e obra de Bernardo Élis”, “História jurídica, Corumbá de Goiás”, “Alfredo Augusto Fleury Brandão, rei mouro das cavalhadas de Corumbá de Goiás de 1980 a 2011”, “Família Fleury Curado, um passeio pela história vivida, contada e escrita”, “Vidas exemplares, estudo genealógico, histórico e biográfico”, “Tempos históricos, Corumbá de Goiás dos primórdios à atualidade”. Publicou ainda, em coletâneas, a crônica “A sombra da noite”, e os seguintes trabalhos de pesquisa: “A região dos Pireneus”, estudo histórico sobre as cidades de Pirenópolis, Jaraguá e Corumbá de Goiás, na coletânea “Goiás 1722-2002”; “Todos os caminhos levam à capela de Corumbá”, recorte de sua dissertação de mestrado publicado na obra “Cidade dos sonhos”; “Paulo Bertran, o grande intelectual goiano”, editado na coletânea “Troféu in memoriam, homenagem a Paulo Bertran”. - “Corumbá de Goiás, Olhos D’Água, atas da Câmara Municipal de Corumbá, as famílias de Alex Abdallah e de Guiomar Lima”, genealogia e história, no livro “Alexânia, a cidade de meus sonhos e a saga de seu fundador”; e “O músico Benedito Odilon Rocha”, estudo histórico publicado na obra “Memória de Rocha: vida e obra de Benedito Odilon Rocha”.

Tomou posse como Membro Efetivo da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música em 27/08/2016, Cadeira XXII Patrono: José Luiz de Campos Curado.

Um comentário:

  1. Boa noite! Preciso fazer contato com o sr Ramir Curado, a respeito de um de seus livros. Alguém pode me passar o telefone dele? Agradeço!

    ResponderExcluir