Olegário Venceslau da Silva



Olegário Venceslau da Silva (Chã Preta, 1986) é escritor.

Estudou na Escola Estadual Cel. Pedro Teixeira, onde cursou o primário. Concluiu o curso ginasial na Antiga Escola Cenecista Professora Amélia Vasconcelos e iniciou o ensino Médio na Escola Izidro Teixeira de Vasconcelos. 

Trabalhou como redator de um jornal local, denominado Portal Informativo. Foi Auxiliar do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi conselheiro municipal de Saúde.

Foi discípulo do Folclorista Pedro Teixeira de Vasconcelos, com quem estudou as mais diversas expressões folclóricas. Aos 17 anos escreveu seu primeiro poema: Cor da Mortalha, em homenagem ao grande poeta ultra- romântico: Álvares de Azevedo, com quem  aprendeu a amar a poesia. 

Em 2008 participou de Concurso  Nacional de Poesia e Literatura, tendo alguns de seus poemas expostos, na Sala Nobre do Palácio Gustavo Capanema,no Rio de Janeiro. 

Em 20 de Dezembro de 2010, foi admito como Sócio da Academia Brasileira  de Poesia – Casa de Raul de Leoni em Petrópolis,também Rio de Janeiro, sendo o 1º. Alagoano a ingressar  na mais alta instituição intelectual poética do país. Fez parte da comissão de historiadores do jubileu de ouro do Município de Chã Preta. 

Em  22 de Novembro de 2011, foi admitido como sócio da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes – APALCA/AL. Também é membro da Academia Maceioense de Letras;  da Academia de Letras e Artes do Nordeste; da Academia Alagoana de Cultura; da Academia Brasil-Europa de Cultura e Ciência. 

É também Sócio da Academia de Letras e Artes/Portugal; da Academia Planaltinense de Letras/Distrito Federal; da Academia de Letras do Brasil/ Seccional Palhoça/RJ; do Instituto Histórico e Geográfico do Espirito Santo.

Doutor Honoris Causa em História – Faculdade Internacional Teológica/CE; sócio da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes/SP; Graduando em Direito- Faculdade da Cidade de Maceió.

Obras: 
Cônego Jatobá – um apóstolo em Viçosa (PRELO)
Álbum do Cinqüentenário de Chã Preta ( Participação), 2012.
Registros Acadêmicos em Prosa e Verso – APALCA, 2012.

Alguns Poemas: A cor da mortalha
                Laços de Sangue
                Todo Teu
                Filha do norte
                Psicologia do Ego
                Saudades de Morrer
                Sina
                Insônia
                Devaneio
                Ecos do Sertão
                Meu Passamento
                Dedicatória
               Tragédia 
               Confissões de um morto
               Dentre Outros.

Artigos: Onze anos sem mestre Pedro
             Cavalhada da Chã Preta
             Carmen Omêna: A Diana do Pastoril das Alagoas
             Ode a minha terra
             Adeus ao poeta rebelde
             A bênção mãe Menininha
             Discurso de Posse na Academia Maceioense de Letras
             A força do sincretismo
             Cônego Jatobá- um apóstolo em Viçosa

No prelo:  "Coletânea de poetas chãpretenses"