Objetivos

 
A Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM), fundada em 16 de abril de 1994, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede e foro em Pirenópolis, Goiás. 

Ela tem por finalidade a cultura das letras, artes e música nacionais. Compõe-se de Membros Efetivos, Honorários e Correspondentes. Possui Diretoria integrada por Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro, Diretor de Comunicação, Diretor de Publicação, Diretor Vogal e Comissão de Contas. Seus Membros não respondem, solidária ou subsidiariamente, pelas obrigações assumidas pela Academia e não recebem qualquer remuneração por serviços prestados. Para reforma do Estatuto e do Regimento Interno, extinção e destinação do salto referido são necessários votos expressos da maioria absoluta dos Membros Efetivos.

Sobre as atividades culturais, a APLAM se destaca pelos seus saraus, sempre por ocasiões festivas, como aniversário de Pirenópolis (7 de outubro), ou quando presta homenagens a algum membro de destaque na sociedade local. Atual, ao lado da Academia Palmeirense de Artes, Musica e Ciências (APLAMC), lançou o Concurso Literário Estadual - Prêmio Professora Ophelia Jayme de Pina.